e-mail: jor_claudia_mota@hotmail.com / twitter @jorclaudiamota

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Peixes e plantas no laguinho

Carpas ornamentais e gupys estão circulando pelo laguinho da Praça Nereu Ramos, no centro de Joinville. Também enfeitam o local alfaces d’água e aguapé.

As espécies foram selecionadas pela equipe técnica da gerência de Praças e Jardins da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb) com o intuito de dar um novo visual aquele espaço e, ao mesmo tempo, garantir a não proliferação de larvas de mosquitos. “Os peixes colocados ali são predadores naturais desse tipo de inseto”, salienta o diretor técnico da Companhia, Renato Godinho.

Segundo ele, o sistema utilizado no laguinho é totalmente baseado em um equilíbrio biológico, não possui nenhum tipo de infiltração ou aerização. Godinho pede ao público que circula pela praça para contribuir com a preservação dessa nova área ornamental da cidade. “Uma simples ponta de cigarro é fatal para os peixinhos, pois a nicotina tem efeito tóxico”, destaca.

Fonte: site da Conurb

Um comentário:

  1. Será ação da CONURB povoar todos os lagos públicos com peixes, para apreciação popular e para combater larvas de insetos perigosos à saúde, porém dependemos da compreensão da população no que diz respeito a conservação do sistema, os peixes são alimentados com ração adequada pelos funcionários do setor de praças e qualquer tentativa de alimentá-los com pão, pipoca, farinhas... Lavar mãos sujas de sorvete nas águas... Podem resultar na decomposição das condições da água e consequente morte dos peixes, pedimos a todos que ajudem a cuidar, não só diretamente mas também orientando quando se observar algum munícipe desavisado agir de forma inadequada.
    Agradecemos a cobertura do assunto por este blog.
    Renato Godinho
    CONURB

    ResponderExcluir