e-mail: jor_claudia_mota@hotmail.com / twitter @jorclaudiamota

domingo, 5 de abril de 2009

Teatro, poesias, histórias e livros

Ontem tive a felicidade de reencontrar o ator e diretor Hélio e o colega e ator Norberto na Feira do Livro. Ambos conheci em mil novecentos e bolinha quando no mesmo grupo de teatro ensaiávamos na casa onde funcionou o Inter, escola de inglês. A casa que não existe mas ficava próximo do Senac. Nosso grupo, o Gaete, contava ainda com o cronista do Notícias do Dia Jura Arruda, o fotografo do A Notícia Peninha Filho e a Tati, minha irmã. O Jura foi quem me convidou e eu logo falei sobre a Tati. Ela falava que queria ser atriz. Eu acabei no grupo por ela. Foi muito bom. Horas de exercícios e ensaios. Eu ensaiei uma peça, mas o grupo apresentou “O bicho medo” em escolas públicas. Eu era muito tímida. Mas fiquei feliz em ver a Tati atuando. Quantas lembranças num reencontro. O Norberto, agora é professor de português, e continua atuando.

Norberto e Hélio estavam na Feira do Livro apresentando poesias do Projeto Poesia ao Pé na Lua do Sesc Joinville, bem como contanto histórias. Ações que deveriam receber mais apoio do poder público e privado. Prova disso foi o movimento que a feira registrou durante todo o sábado. Crianças e adultos de todas as idades escolhendo livros e assistindo às contações de histórias. Nesse momento, percebemos como a cidade é carente de ações culturais, e ações culturais gratuitas e em espaços públicos para levar conhecimento e lazer a todos. O contato direto com os atores e a história/poesia sendo contata de forma representativa estimula os ouvintes a leitura e a querer conhecer novas histórias e poesias.

Antes de tirar uma foto dos integrantes do projeto, eles atenderam ao meu pedido e declamaram poesias de Carlos Drummond de Andrade. Na foto, Hélio (na frente e no centro), que coordena o projeto Poesia ao Pé na Lua, e da esquerda pra direita os atores Norberto, Carolina, Felipe, Adriano e Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário